como ser um bom atacante

 

 

Passos

  1. Domine o "toque". Mesmo os melhores jogadores do mundo continuam a aperfeiçoar o seu toque consistentemente. O "toque" resume-se basicamente a responder de forma imediata a passes, de "primeira", além de domínio de bola. Toque é tudo isso. Individualmente, chutando uma bola contra a parede e rebatendo seguidas vezes, sempre sem dominar a bola, é uma boa forma de melhorar essa técnica. Outra maneira eficaz de treinar o "toque" é reunir-se com 4 pessoas, e passar a bola para o companheiro ao lado, sempre sem dominar a bola. Nesses treinos, inove, tente coisas diferentes, como um passe de trivela (três dedos), de letra, entre outros. Você pode até não achar lógico, mas esses passes inusitados podem decidir o jogo com uma assistência, por exemplo.
  2. Mova-se bastante. Você precisa estar sempre se movimentando. Para um atacante, é crucial manter-se em movimento, em direções opostas. Irrite e confunda os defensores adversários. Quando seu time estiver com a posse de bola, movimente-se em círculos e quando os zagueiros resolverem te acompanhar, abra para os lados, e receba um passe em profundidade, e cruze para o companheiro que estiver na área (provavelmente ele fará o gol, pois haverão zagueiros te marcando, deixando a área livre). A regra número 1 é não correr em linha reta, para não ficar em impedimento, e sim correr em círculos.
  3. Pratique finalização, o chute. A principal qualidade de atacantes respeitáveis. A técnica de chutar é uma arte. Pratique sobre um muro, com os dois pés, a uma distância de 15 metros, e bata com o peito do pé. Isso dá mais precisão e força aos chutes. Tente chutar em movimento, e sem dar muito espaço para correr antes do chute. Quando sentir que está bem neste quesito, volte mais 5 ou 10 metros e tente praticar chutando rasteiro. É mais difícil para um goleiro defender uma bola baixa do que uma alta.
  4. Use a cabeça, literalmente. Cabecear é um pouco diferente. É impossível treinar esta técnica sozinho. Chame alguém para cruzar bolas para você, e as cabeceie como se fossem as assassinas de John Lennon. Dói, eu sei, no entanto, é impossível ser um grande atacante sem dominar o cabeceio. Drogba, o melhor atacante do mundo para mim, simplesmente é genial no cabeceio, mais da metade de seus gols saem desta maneira.
  5. Tenha calma. Em situações que só há o goleiro na sua frente e um companheiro ao seu lado, você precisa ter uma mente rápida e uma cabeça fria. A maioria das pessoas tentaria chutar a bola pro gol, e poderia acabar errando. Sempre dê prioridade a quem está livre, sem nenhum empecilho para empurrar para as redes. É melhor, e menos arriscado.

 


Dicas

  • Nos treinos, seja o mais criativo possível.
  • Seja calmo com a bola. Nenhum artilheiro é nervoso com a bola nos pés.
  • Assista e veja grandes atacantes do mundo.
  • Não invente coisas toda a hora. Não só de dribles vive um atacante.