Alma alviverde, carisma nacional: Marcos deixa saudade pelo Brasil

04-01-2012 19:05

 

Goleiro poderia ter conquistado a antipatia de rivais, mas até os corintianos gostavam dele. ‘Culpa’ do pentacampeonato com a Seleção Brasileira

 

marcos palmeiras grêmio (Foto: Piervi Fonseca / Agência Estado)

Dos 21 anos da carreira de Marcos, 19 foram com a camisa do Palmeiras. Foi no Palestra Itália, aliás, que o goleiro se consagrou no futebol. Só que ao mesmo tempo em que brilhou com sua alma alviverde, o jogador conquistou o Brasil com seu carisma. Muito pela conquista do pentacampeonato com a Seleção Brasileira.

Por ter vestido apenas uma camisa de relevância no futebol (seu outro clube foi o Lençoense), Marcos poderia ter sido um daqueles jogadores odiados pelos rivais. Mas não foi. Pelo contrário. Até mesmo os corintianos, santistas e são-paulinos, para ficar apenas no estado de São Paulo, admiravam o goleiro.

Com jeito simples de falar e na maioria das vezes bem-humorado, Marcos não conquistou apenas os rivais diretos. A admiração também aumentou nacionalmente em 2002, quando o goleiro foi um dos líderes da conquista da Copa do Mundo de 2002, na Coréia do Sul e no Japão. Enfim, São Marcos transcendeu a rivalidade.

Naquele Mundial, Marcos foi decisivo. Fez defesas importantes, em especial nos mata-matas. Na decisão contra a Alemanha, no dia 30 de junho daquele ano, o goleiro teve uma ótima atuação. E sua imagem, ajoelhado, com os dedos apontados para cima e a bandeira brasileira nas costas ficou eternizada.

Não foi apenas o título mundial que aproximou Marcos do povo. Seu jeito “caipira” (o goleiro nasceu em Oriente, no interior de São Paulo) e simpático ajudou muito. Na hora das entrevistas, o jogador sempre arrancou gargalhadas contando suas histórias. E até mesmo nas horas mais complicadas a torcida se identificou com ele.

Sangue quente, o goleiro nunca teve papas na língua. Jamais se omitiu e pegou pesado algumas vezes com os companheiros na hora de reclamar. Mas foram essas atitudes que construíram o que muitos dizem ser um dos jogadores mais “gente boa” do futebol brasileiro. Marcos vai deixar saudade.

E vai deixar saudade nos palmeirenses, nos corintianos, que teriam motivos para odiá-lo, nos são-paulinos, nos santistas, nos flamenguistas, nos vascaínos, nos gremistas, nos colorados... Enfim, São Marcos deixará saudade em todos aqueles gostam de futebol, em todos aqueles que vibraram com o penta da Família Scolari.