Campeão de quase tudo, Guardiola é eleito o melhor técnico de 2011

10-01-2012 16:44

 

Treinador do Barcelona supera Ferguson e Mourinho, vencedor de 2010. Campeão do Mundial, japonês ganha prêmio no futebol feminino

 

 

Pep Guardiola está no topo do mundo. Campeão de quase tudo com o Barcelona em 2011, o técnico do time espanhol foi eleito pela Fifa nesta segunda-feira como o melhor do planeta com 41,92% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Alex Ferguson (do Manchester United, com 15,61%) e José Mourinho (do Real Madrid, com 12,43%).

- Eu gostaria de compartilhar essa honra com sir Alex Ferugson e Mourinho, é uma honra ser colega de vocês. Quero dedicar esse prêmio a todos os apaixonados por esse esporte que há 100 anos trabalham no Barcelona e ajudaram a desenvolver um dos maiores clubes do mundo. Para mim, é um privilégio fazer parte da história desse clube magnífico que é o Barcelona - disse Pep, que dedicou o prêmio ao auxiliar Tito Villanova, que sofreu com câncer no ano passado.

guardiola bola de ouro fifa (Foto: Reuters)
 

Sob o comando de Guardiola, o Barça conquistou o Espanhol, a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Europa em 2011, perdendo apenas a final da Copa do Rei para o Real Madrid.

Mourinho, vencedor do prêmio da Fifa em 2010, nem viajou para a Suíça nesta segunda, já que o Real enfrenta o Málaga na terça e não liberou seu elenco para a Festa de Gala. Ferguson não saiu de mãos vazias do evento em Zurique e ganhou o Prêmio Presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira.

Japão ganha prêmios no futebol feminino e "Fair-Play"

O ex-jogador alemão Lothar Matthäus foi o responsável por entregar o prêmio a Guardiola e também o de melhor técnico do futebol feminino para o japones Norio Sasaki, que superou os concorrentes Bruno Bini (França) e Pia Sundhage (Suécia).

Sob o comando de Sasaki, o Japão foi campeão do Mundial Feminino no ano passado, batendo os Estados Unidos na final.

A Federação Japonesa ganhou também o prêmio "Fair-Play" da Fifa pela recuperação que apresentou no ano passado após o terremoto que abalou o país em março. Em dezembro, o país organizou o Mundial de Clubes.

 

Messi recebe Bola de Ouro das mãos de Ronaldo e entra para a história

 

Marta perde o hexa: japonesa ganha prêmio de melhor do mundo

 

Fifa: Neymar supera Messi e Rooney e tem o gol mais bonito de 2011

 

Em nome de Dilma, Pelé convida para 2014 e apresenta seleção do ano