Em nome de Dilma, Pelé convida para 2014 e apresenta seleção do ano

10-01-2012 16:40

 

Barcelona tem cinco jogadores no time ideal de 2011 e supera Real. Alex Ferguson ganha Prêmio Presidencial da Fifa pelo conjunto da carreira

 

Seleção de 2011: Casillas , Daniel Alves, Piqué, Sergio Ramos, Vidic, Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney

 

Representante do governo brasileiro na Festa de Gala da Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, Pelé convidou a "família do futebol" para visitar o Brasil na Copa do Mundo de 2014 e depois aprsentou a seleção dos melhores do ano. O Barcelona foi o time com mais jogadores: cinco.

- É uma honra para mim estar aqui. Se eu não tivesse nascido como ser humano, teria nascido como uma bola de futebol. Me sinto como se estivesse em casa, pois esta é minha vida. Quero agradecer meu amigo Joseph Blatter (presidente da Fifa) por me dar esta oportunidade mais uma vez de estar com tantos jogadores bons, de hoje e da minha geração. Em nome da presidenta do Brasil, Dilma, gostaria de convidar todos vocês para a Copa do Mundo no Brasil. Será a casa de vocês. A festa vai continuar lá - disse Pelé.

blatter pelé shakira  bola de ouro (Foto: AFP)

A seleção foi escolhida por votos de jogadores de todo o mundo, selecionados pela FifPro (sindicato mundial dos atletas). O Real Madrid, que teve quatro indicados, enviou os dirigentes Butragueño e Zidane como representantes, já que a equipe joga na terça contra o Málaga e ninguém viajou para  a Suíça.

O time ideal de 2011 ficou assim: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

Ferguson recebe "Prêmio Presidencial da Fifa"

Logo após a participação de Pelé, Joseph Blatter subiu ao palco do evento para entregar o Prêmio Presidencial da Fifa ao técnico do Manchester United, Alex Ferguson, pelo conjunto de sua carreira.

- Futebol de elite se trata de resultados e vitórias. Não há ninguém melhor nisso do que ele.

Ferguson está há 25 anos no comando dos Diabos Vermelhos e completou 70 anos recentemente. Blatter citou alguns títulos do escocês, como duas Liga dos Campeões e dois Mundiais de Clubes, antes de entregar o troféu.

Em seguida, a Fifa exibiu um vídeo com imagens da carreira de Ferguson e depoimento de vários técnicos, atletas e e ex-jogadores sobre o papel do técnico no futebol. Nomes como José Mourinho, Eric Cantona e Rooney exaltaram o treinador, maior vencedor do Campeonato Inglês com 12 conquistas.

- É uma honra, o auge da minha vida. São 25 anos de Manchester United, sempre tive ótimos jogadores que compartilham a minha visão - disse Ferguson.

ferguson prêmio bola de ouro fifa (Foto: AFP)